O Projeto ‘Memórias para um Bicentenário’ dará sua largada neste mês, período em que se comemora o aniversário de Catanduva. A proposta, da Sobrado Verde Produções, foi aprovada pelo Edital de Incentivo às Artes 2018, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundo Municipal de Cultura.
O intuito é desenvolver, ao longo de 2019, um resgate histórico do primeiro centenário (1918-2018), focando em cidadãos que se destacaram pela doação e busca de melhorias para Catanduva. A atividade terá quatro fases e contará com votação popular, apresentação de espetáculos teatrais e rodas de conversa.
“Memórias para um Bicentenário promoverá uma ponte entre passado e futuro, despertando na comunidade o envolvimento na construção dos próximos 100 anos, numa ação coletiva em que cada um tenha condições de concretizar realizações pessoais, mas que também seja agente para conquistas de toda a comunidade”, comenta Lucas De Lucca, coordenador do projeto.
Inicialmente, o projeto movimentará as redes sociais com a escolha de quatro personalidades catanduvenses, em quatro áreas distintas: cultura, educação, esporte e visão do futuro.
Feita a escolha, a Sobrado Verde produzirá quatro espetáculos teatrais sobre cada uma dessas personagens históricas, as quais serão apresentadas em escolas e no Zoológico Municipal. A ação inclui rodas de conversas com o público, que enterrará uma cápsula do tempo em cada um dos espaços.
“O projeto trará à tona a cultura e história de Catanduva, colaborará para a valorização e construção de nossas memórias e, por meio do formato proposto de ações, atingirá diferentes públicos”, diz a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.
Votação
Na primeira fase do projeto, três personalidades de cada uma das quatro áreas – totalizando, portanto, 12 personalidades, serão selecionadas pela executora do projeto, a Sobrado Verde Produções. Serão escolhidas pessoas que, durante a vida, no primeiro centenário de Catanduva, tiveram destaque em sua área de atuação.
A página oficial de votação (www.facebook.com/MemoriasCatanduva) estará no ar a partir de 15 de abril; a votação, porém, tem início em 1º de maio. Do dia 1 a 7 de maio, a votação estará aberta para a personalidade cultural do município, de 8 a 14 de maio, será a vez da personagem voltada à educação; entre os dias 15 e 21 de maio, será votada a personalidade que se destacou na área esportiva e, por fim, de 22 a 28 de maio, os catanduvenses escolherão aquele com mais visão de futuro.
Fonte: Assessoria/Prefeitura